Você ainda não está aproveitando os benefícios desta terapia?

O artesanato não precisar ser usado apenas como trabalho ou passatempo. Ele também pode servir de terapia contra o estresse e outros problemas de saúde.

A prática do artesanato produz diversos ganhos positivos que promovem bem-estar e também proporciona a chance de desenvolver novas habilidades ou aprimorar as existentes.

Há um vasto conjunto de técnicas e objetos que podem ser produzidos com o trabalho manual.

É preciso apenas ter vontade e soltar a imaginação, reservando um dia ou até mesmo algumas horas por semana para praticar e colher os benefícios da prática do artesanato.

Benefícios do artesanato como terapia

A prática de trabalhos manuais oferece diversos fatores que aumentam a autoestima e melhoram o estado emocional por completo.

Costurar, bordar, pintar e recortar são formas de relaxar e aliviar o estresse do dia a dia, ou então de um evento traumático.

A produção estimula a concentração, a criatividade e o desenvolvimento de outras habilidades, a partir do aprendizado de algo novo.

Pode servir como passatempo, terapia ou até mesmo fonte de renda.

Clique aqui para saber mais sobre Lucrar com Artesanato

O importante é que criar com as próprias mãos e ver o trabalho pronto é uma forma de se expressar por meio da técnica e se sentir capaz e produtivo.

O artesanato traz sensação de prazer e bem-estar, além de aumentar a autoestima e a confiança. A atividade ajuda a tratar e prevenir problemas como depressão, transtornos de humor e doenças mentais.

A prática de diferentes técnicas artísticas serve como apoio terapêutico, buscando o objetivo de melhorar a capacidade de expressão e de comunicação das pessoas.

Também é uma ótima opção para idosos, servindo como forma de ocupação, lazer e integração.

Opções e dicas para começar

Além dos cursos presenciais organizados por artesãs, por lojas de artesanato ou por grupos de pessoas interessadas nas técnicas, um meio de aprendizado que está sendo muito usado hoje são os cursos pela internet.

Os cursos online trazem uma grande vantagem: a possibilidade de aprender sem sair de casa e no horário que for mais conveniente para o aluno, pois as aulas ficam disponíveis 24h por dia, todos os dias.

Você pode aprender de qualquer lugar ou aparelho (computador, tablet, ou celular) que possua conexão com a internet.

Além disso as dúvidas podem ser tiradas rapidamente com o professor através de whatsapp, grupos de alunos do curso no Facebook ou pelo bate papo online.

O aluno ainda participa de comunidades online com outros alunos interessados no mesmo tema, trocando ideias e dicas entre si e fazendo novas amizades e parcerias.

Outra grande vantagem é que os cursos online, em geral, tem preço mais em conta do que os cursos presenciais. Isso porque não há gastos com um local físico para montar ou com manutenção em uma sala de aula, por exemplo.

A seguir mostramos alguns cursos de baixo custo que você pode fazer online (clique em cada um para ver os detalhes):

Sabonetes Artesanais Naturais:

Os sabonetes artesanais são um ótima opção para quem deseja desenvolver uma atividade artesanal e com uma ótima procura por ser um produto natural, que está muito em voga.

A saboaria artesanal faz uso de extratos naturais de plantas, óleos e manteigas hidratantes, que ajudam a evitar alergias e agressões à pele causadas por produtos químicos usados nos sabonetes industrializados.

Clique aqui para Aprender a Fabricar e Vender Sabonetes Artesanais Naturais.

Curso Ecobolsas com Caixas de Leite - Aprender Artesanato

Ecobolsas com Caixa de Leite: Transforme caixas de leite ou de suco em incríveis bolsas ecológicas. Você vai criar bolsas de diferentes estilos para uso em ocasiões diversas.

Tudo isso a partir de matéria prima barata, que pode ser facilmente encontrada.

Clique aqui para conhecer todos os detalhes do curso.

Laços Infantis: Qual mãe de menina não ama enfeitar a filha com um lindo laço ou tiara?

Foi pensando nisso que a Artesã Karyne Otto, que trabalha há mais de 12 anos com produção e venda de artesanato, desenvolveu um curso onde mostra passo a passo, em detalhes, como fazer os laços mais vendidos e lucrativos.

Além disso, tem ainda aulas sobre como vender e iniciar um negócio com laços infantis.

Clique aqui para conhecer todos os detalhes do curso.

Agora é com você!

Você viu aqui todos os benefícios e vantagens que a prática artesanal pode levar para você.

Agora é com você. Veja qual atividade se encaixa melhor em seu perfil e comece a praticar. Depois venha aqui e me conta o resultado.


Agora quero ouvir a sua opinião. O que achou deste conteúdo? Foi útil pra você? Tem alguma dúvida, sugestão ou elogio? Você já desenvolve alguma atividade artesanal?

Deixe a sua opinião no formulário de comentários abaixo pois ela é de grande importância para trazer para você conteúdos cada vez melhores.